A Universidade Franciscana (UFN) promoveu, no dia 17 de junho de 2025, a 15ª edição do Salão de Iniciação Científica (SIC), evento que já integra o calendário institucional e tem como propósito divulgar, integrar e avaliar a produção científica, tecnológica e de extensão desenvolvida pelos acadêmicos da instituição. Organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ), o SIC consolida-se como um espaço de troca de saberes e de fortalecimento da cultura investigativa entre diferentes cursos e áreas do conhecimento.

A programação teve início às 9h, no Salão de Atos do Prédio 13, com o painel “Inteligência Artificial e suas implicações científicas, técnicas e éticas”, que reuniu importantes nomes da pesquisa na instituição: Profa. Dra. Solange Binotto Fagan, Prof. Dr. Mirkos Ortiz Martins e Prof. Dr. Márcio Paulo Cenci. O debate abordou os desafios e oportunidades trazidos pela IA no contexto acadêmico, estimulando reflexões sobre seus limites éticos e suas influências nos processos de criação e validação científica.

No turno da tarde, quatro estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da UFN, orientados pela professora e doutora em Comunicação, Taís Ghisleni, destacaram-se pelas apresentações de trabalhos de iniciação científica que exploraram temas contemporâneos relacionados a tecnologia, linguagem e acessibilidade:

  • Clara dos Passos Zancan Rodrigues apresentou a pesquisa “Educação na era digital: integração entre as gerações e a tecnologia”.
  • João Vithor de Freitas Sanders explorou o tema “Letramento digital no ensino e na comunicação: aplicações de inteligência artificial generativa”.
  • Luiza Gabriela Silveira Pereira discutiu “Entre algoritmos e narrativas: a influência da IA na educomunicação e nas adaptações literárias”.
  • Paula Fernandes Siqueira trouxe a inclusão como pauta, com o trabalho “Acessibilidade no cinema nacional: a experiência da comunidade surda com o filme ‘Ainda Estou Aqui’”.

No período da noite, a aluna Gabriela Marques Soares, orientada pela professora e doutora em Linguística, Graziela Knoll, apresentou a pesquisa “Fanfictions, transmídia e multiletramentos: possibilidades para o ensino no contexto da cibercultura”.

Os trabalhos apresentados mostraram a força da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes, além de suas conexões com temas atuais, reforçando a transversalidade da Publicidade e Propaganda no campo científico. Para acompanhar todas as novidades do curso de PP, siga o Instagram @pp_ufn!

Leia também