1º
Primeiros passos
Esta disciplina tem como objetivo apresentar a língua de sinais – LIBRAS – e suas especificidades, reconhecida legalmente como meio de comunicação e expressão das comunidades surdas, ou seja, como língua materna.
Criatividade. Processo criativo. Criatividade e corporalidade.
Linguagem visual. Composição do layout. Definição e formatos de imagens digitais. Ferramentas de design gráfico.
Publicidade e propaganda. Responsabilidade social da atividade publicitária. Evolução histórica da publicidade e da propaganda. Publicidade e propaganda e os meios de comunicação.
Desenvolver habilidades linguísticas que levem em conta noções de língua, linguagem e contexto, de organização lógica do pensamento, de multimodalidade e de gêneros textuais. Qualificar os processos de leitura e produção textual, potencializando as habilidades de leitura e escrita dos alunos.
2º
Primeiros passos
Consumo e consumidores. Fatores de influência no comportamento do consumidor. Processo de decisão de compra e pesquisa com consumidores.
Cultura digital. Dimensão conceitual da cibercultura. Mídia social digital. Gestão da presença nas mídias sociais.
Períodos da história da arte e movimentos artísticos. Estética na arte. A presença da arte na mídia.
O que aprendemos?
A disciplina de Estética e comunicação, tem o intuito de trabalhar as noções de beleza no cotidiano, na mídia e no cinema, redimensionando os padrões estéticos e a discussão sobre o belo e o não belo, visa despertar o senso crítico dos alunos com intervenções em artes, mídia, fotografia e cinema.
Estudar, compreender, praticar, editar e analisar a fotografia básica voltada para o campo digital, como um processo iniciante neste meio de comunicação.
Conceito de marketing. Composto de marketing. Planejamento e gestão de marketing. Pesquisa de marketing.
Estruturas de comunicação. Gestão de contas. Criação. Produção. Mídia.
O que aprendemos?
Na disciplina aprendemos e discutimos as diversas formas e plataformas capazes de contribuir com a publicidade, aliando com a experiência de realizar trabalhos para um cliente real. A disciplina também realiza viagens de estudos e visitas aos fornecedores e agências de publicidade. Além disso, a parte de mídia também é estudada, abrangendo os diversos meios de comunicação, tanto tradicionais quanto digitais.
3º
Criando bases!
Refletir acerca dos diferentes conceitos e das diversas formas de compreensão e sentido da existência comparados e aliados a uma perspectiva franciscana. Oportunizar ao acadêmico uma reflexão acerca da própria vida e a da dos semelhantes, despertando buscas pela própria identidade mediante o questionamento do mundo, do ser humano em geral, de sua responsabilidade na tarefa da realização pessoal, em constante relação com a dimensão comunitária e social. É a disciplina que procura dar um particular enfoque à identidade da Universidade Franciscana.
Fundamentos da redação publicitária. Criação da redação publicitária.
Fotografia publicitária: conceitos e formas, funções e referências. Linguagem, técnicas e leitura da fotografia publicitária. A produção na fotografia foto publitária. Edição e manipulação avançada da imagem fotográfica digital.
Linguagem audiovisual. Categorias, gêneros e formatos audiovisuais.
Conceito de marketing. Composto de marketing. Planejamento e gestão de marketing. Pesquisa de marketing.
A marca. O que é planejamento publicitário. Plano de comunicação e publicitário.
O que aprendemos?
A disciplina busca desenvolver o processo de planejamento em comunicação, disponibilizando conhecimento teórico e prático para a elaboração de um planejamento de comunicação em todas as suas etapas.
4º
O leiaute e o corte!
Compreender a relação entre ciência, tecnologia e conhecimentos. Estudar o método científico, a pesquisa científica e projeto de pesquisa. Publicações científicas. Entender a utilização da Plataforma Lattes, bases de dados eletrônicos e agências de fomento.
Princípios de montagem e edição. Tipos de montagem. Narrativas no audiovisual.
Profissional gestor de contas publicitárias. Fluxo do trabalho publicitário. Relacionamento anunciante e agência. Técnicas de gestão de contas publicitárias.
Direção de arte na publicidade. Elementos construtivos do layout publicitário.
Características de formatos audiovisuais. Técnicas de roteirização para audiovisual. Etapas da roteirização para formatos audiovisuais. Roteiros para formatos sonoros.
Produção de conhecimento sobre contextos e paradigmas dos estudos em comunicação social. Compreender a sociedade dos meios e processos de midiatização. Explorar perspectivas de análise.
5º
O mundo se move!
Diversidades socioculturais. Direitos Humanos. Cultura afro-brasileira e indígena. Educação ambiental.
Processos comunicacionais nas organizações. Comunicação Integrada de Marketing. Planejamento e gestão da Comunicação Integrada. Assessoria Integrada de Comunicação.
Conceitos básicos de mídia. Tipos de mídia impressa e eletrônica. Tipos de mídia externa e alternativa. Tipos de mídia Online.
Métodos de comunicação participativa. Elaboração de projeto de extensão em comunicação comunitária.
Processos comunicacionais nas organizações. Comunicação integrada de marketing. Planejamento em comunicação. Assessoria de imprensa. Gestão da comunicação.
Realização audiovisual. Processo de produção de peças audiovisuais.
6º
Produção e muito conteúdo!
Ética e Dimensões do Agir Humano, Ética e vida política, Bioética e biotecnologia. Mercado, trabalho e dignidade humana.
Conhecer os métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.
Pesquisa em mídia. Plano de mídia. Compras de mídia. Resultados e aferições de campanhas.
Projeto de extensão em Comunicação Comunitária. Execução de projetos. Aferição e resultados. Apresentação de projetos.
Possibilidades de formatos audiovisuais publicitários. Práticas em produção audiovisual.
Zeitgeist e tendências. Anatomia das tendências. Pesquisa de tendências. Tendências na comunicação.
7º
Projetos para a vida!
Relevância de conteúdos digitais. Planejamento de projeto de conteúdo relevante. Características e inter-relação de conteúdos textuais, visuais e sonoros. Criação de conteúdo em diferentes tipos, formatos para web.
Cultura empreendedora. Globalização da comunicação. Projetos de comunicação. Modelos de negócios.
Inovação, criatividade e experimentação. Planejamento do projeto experimental de comunicação. Pesquisa no projeto experimental de comunicação. Execução, veiculação e avaliação do projeto experimental em comunicação.
Orientar o planejamento do projeto final de graduação, a partir de métodos, abordagens, tipos e técnicas de pesquisa.
8º
Hora de concluir!
Ética, publicidade e sociedade. Instrumentos reguladores e conselhos da atividade publicitária no Brasil. Legislação correlata à atuação publicitária. Aspectos legais incidentes na prática publicitária.
Branding. Neuromarketing. Códigos Culturais. Experiência de Marca.
Orientar, sob o ponto de vista teórico-metodológico, o desenvolvimento e a apresentação do trabalho final de graduação.