O filme Quando a Gente Menina Cresce, dirigido pela professora da Universidade Franciscana (UFN), Neli Mombelli, conquistou o Kikito de Melhor Longa-Metragem Gaúcho no 53º Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes eventos do cinema brasileiro. A produção também recebeu o prêmio de júri popular e uma menção honrosa às seis protagonistas da narrativa: Alana Matias, Ana Julia Freitas, Emilly Quevedo, Isadora de Freitas, Taiane da Rosa e Thaila Matias.

O documentário concorreu na Mostra Sedac/Iecine de Longas Gaúchos, que integrou a programação oficial do festival. A cerimônia de premiação ocorreu na sexta-feira, 22 de agosto de 2025. A obra acompanha, ao longo de um ano letivo na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sérgio Lopes, em Santa Maria, a transição de meninas entre 9 e 12 anos diante da experiência da primeira menstruação, tema ainda cercado de tabus.
A conquista também representa um motivo de orgulho para o Curso de Publicidade e Propaganda da UFN, já que quatro egressos integram a equipe premiada: Alexsandro Pedrollo de Oliveira, que também é operador de câmera de Televisão do curso, além de Beatriz Ardenghi, João Pedro Ribas e Mallu Rodrigues. Somam-se a eles os egressos da UFN Ariéli Ziegler, Heloisa Helena Canabarro, Marcos Borba, Marilice Daronco, Nathália Arantes e Vitória Gonçalves e a diretora do filme Neli Mombelli.

Quando a Gente Menina Cresce é também o primeiro longa-metragem da TV OVO, entidade que em 2026 completa 30 anos de atuação, com trajetória reconhecida na formação em audiovisual para jovens e na valorização da memória local e comunitária.
O Curso de Publicidade e Propaganda da UFN parabeniza a professora Neli Mombelli, toda a equipe envolvida na produção e, em especial, seus egressos, pela conquista inédita no maior festival de cinema do Rio Grande do Sul.
Fotos: Divulgação do Filme | João Pedro Ribas | Guilherme Brum