Na manhã de quarta-feira, dia 4, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN) visitaram a sede do Grupo Diário de Santa Maria, localizada em Camobi. Acompanhados pela professora Graziela Frainer Knoll, participaram da visita estudantes do primeiro, quarto e quinto semestres. Durante a atividade, os acadêmicos conheceram os bastidores de um dos maiores veículos de comunicação da cidade.

Ao chegarem ao local, os alunos foram recepcionados pela jornalista Arianne Lima e por Giuliene Winckler, assistente de eventos, que conduziram a visita pelas diferentes estruturas dos veículos que compõem o Grupo Diário. As profissionais explicaram a história da empresa, criada em 2002, com a missão de proporcionar uma cobertura jornalística de qualidade, alinhada aos interesses da comunidade de Santa Maria.

A visitação teve início na entrada principal, onde foi apresentado um panorama das marcas pertencentes ao Grupo Diário:

  • TV Diário: Canal de televisão do jornal Diário de Santa Maria.
  • CDN: Rádio do Grupo Diário.
  • TVD Shop: Canal com as melhores ofertas dos setores imobiliário e automobilístico de Santa Maria e de outras regiões do Estado, exibido nos canais 527 e 27 da Claro NET.
  • Persona: Revista que conta as histórias de quem faz Santa Maria e região acontecer.
  • Bei: Portal de notícias do Grupo Diário de Santa Maria e região.
  • Vox: Rádio web do Diário.
  • SM Outdoor: Empresa pioneira e líder em mídia externa na região central do Estado.
  • Diário: Veículo responsável pelas principais notícias de Santa Maria e região.

Os estudantes percorreram os setores do grupo, conhecendo a história de cada um desde sua criação até o momento atual. Giuliene Winckler destacou um marco importante: “Em 2016, o Diário deixou de fazer parte do Grupo RBS e passou a ser comandado por empresários locais. Essa mudança marcou um novo capítulo na nossa história, fortalecendo ainda mais o nosso compromisso com Santa Maria”.

Em seguida, a turma conheceu a área de controle de qualidade do jornal impresso. Arianne Lima explicou que “o jornal é impresso em Porto Alegre, onde são produzidas de 5 a 6 mil cópias enviadas para Santa Maria. Antes disso, é feita uma impressão de teste para verificar se a diagramação está correta, garantindo a qualidade antes da produção em larga escala”. Na sequência, os alunos acompanharam o processo de impressão de outdoors, realizado pela SM Outdoor, referência em mídia OOH na região central do Estado.

Outro destaque foi a visita à House D, agência interna do Grupo Diário, responsável pela criação de artes para redes sociais, produção de vídeos, reels e atendimento a clientes não agenciados. Na área de redação, os alunos puderam entender as funções de redatores e diagramadores, além de conhecerem o estúdio do Jornal Diário, apresentado por Kellen Caldas. Lá, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir como locutores do jornal.

A acadêmica Giovanna Gnoccato, do 4º semestre, comentou: “A parte que mais gostei foi o estúdio do jornal, onde foi mostrado o teleprompter que o jornalista precisa ler. Algo que exige muita habilidade e prática, principalmente diante das câmeras”.

No setor comercial, os alunos conheceram mais sobre a produção da revista Persona e o funcionamento da área de eventos, organizada por uma egressa do curso de Publicidade da UFN. A turma também visitou a rádio CDN, onde o jornalista Sérgio Kerber já estava preparando seu programa ao vivo.

Na rádio, são realizados programas como Primeira Hora, Sala de Debate 1ª e 2ª Edição, Jogo de Cintura, Papo de Esporte, Espaço Saúde, entre outros.

Outro espaço visitado foi o estúdio de gravação dos podcasts e debates, equipado com fundo infinito em Chroma Key, iluminação e câmeras, adequados às preferências de cada cliente. É nesse estúdio que acontece o podcast Hoje Pod das Gurias, apresentado por três mulheres que discutem temas relacionados à vida cotidiana, carreira, maternidade e questões femininas em geral. Uma das apresentadoras é Verônica Dutra, egressa da Publicidade e Propaganda da UFN.

Na etapa final da visita, os alunos se reuniram no auditório para assistir a um vídeo institucional sobre a história do Grupo Diário. Também tiveram a oportunidade de conversar com uma ex-aluna, que compartilhou experiências sobre as características e oportunidades de atuação nas diversas áreas do grupo.

Hellen de Andrade, estudante do 5º semestre, destacou a importância da visita: “Fomos recebidos com muita atenção e cordialidade por toda a equipe, o que tornou o momento ainda mais agradável”. Ela também comentou sobre o ambiente moderno, acolhedor e visualmente atrativo, reforçando o interesse pela área publicitária: “Fiquei particularmente curiosa em relação à organização de eventos promovidos pelo Grupo Diário, uma área pela qual tenho grande interesse e vontade de me desenvolver profissionalmente”, completou.

Assim, a visita proporcionou aos acadêmicos um olhar ampliado sobre o mercado de trabalho na área da comunicação, além de inspirá-los a explorar novas possibilidades profissionais.

Quer saber mais sobre outras iniciativas do curso? Siga o perfil @pp_ufn no Instagram!

Leia também