Na manhã do dia 15 de abril, os estudantes da disciplina de Comunicação Integrada de Marketing, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN), realizaram uma visita técnica à Assessoria de Comunicação da instituição (ASSECOM). A atividade, conduzida pela professora Taís Ghisleni, teve como objetivo proporcionar uma imersão prática na rotina do setor responsável por consolidar a imagem institucional da universidade e promover o relacionamento com seus diversos públicos.

Durante a visita, os alunos foram recepcionados pela diretora de Comunicação da UFN, Carina Bohnert, que apresentou a equipe multidisciplinar e as diversas frentes de atuação da ASSECOM, como jornalismo, publicidade, design gráfico e marketing digital. Carina destacou que o trabalho é pensado estrategicamente com base na “jornada do aluno”, acompanhando-o desde o primeiro contato com a universidade até a conclusão da graduação.

A equipe da ASSECOM compartilhou com os acadêmicos os bastidores das campanhas de vestibular, desde a concepção do conceito até a sua execução final. A publicitária Thaís Kuster e a estagiária Gabriela Soares, por exemplo, são responsáveis por propor as ideias iniciais, que seguem para a criação visual com o designer Lucas Santos e o estagiário Renato Loureiro. A jornalista Renata Teixeira cuida do impulsionamento da campanha no marketing digital e da atualização do site institucional. Todo esse processo foi enriquecido pela colaboração com os cursos de Moda e Fotografia da UFN, que contribuem na produção das imagens e na escolha das indumentárias, promovendo integração entre os setores.

Além das campanhas, os alunos puderam conhecer o funcionamento diário da ASSECOM, incluindo a produção de conteúdos jornalísticos, cobertura de eventos e estratégias para redes sociais. No núcleo de jornalismo, atuam profissionais como Laura Gomes, responsável pelo site institucional e pelas newsletters internas; Gabriela Neto, que lidera a comunicação científica e o projeto UFN Ciência; e os estagiários Luíza Maicá e Isaac Brum, que colaboram com a cobertura de eventos e produção de textos.

A atividade permitiu que os estudantes visualizassem na prática como a comunicação integrada se organiza e se articula dentro de um ambiente institucional, enriquecendo o conteúdo aprendido em sala de aula. A visita também reforçou o papel estratégico da ASSECOM na construção e fortalecimento da marca da UFN.

Para acompanhar outras iniciativas do curso, siga o perfil @pp_ufn no Instagram.

Leia também