Conhecer pessoalmente os bastidores da sede carioca do maior grupo de mídia do Brasil é, sem dúvida, um sonho comum entre os estudantes e mesmo os profissionais de comunicação social. Pois essa experiência privilegiada foi compartilhada por mais um grupo de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade Franciscana. Essa é a quinta vez que acadêmicos dos cursos realizam a viagem técnica aos Estúdios Globo (anteriormente chamado de Projac, abreviatura de Projeto Jacarepaguá, nome do bairro onde se localiza o complexo), centro de produção televisiva das novelas e programas de entretenimento da emissora.
O passeio ao Rio de Janeiro aconteceu entre os dias 21 e 24 de novembro. No dia 22/11, o grupo teve oportunidade de visitar os Estúdios Globo, em uma visita guiada por algumas das cidades cenográficas, setor de efeitos especiais e cenografia e também figurinos, além de passear com os famosos carros elétricos, semelhantes a carrinhos de golf, projetados especialmente para o trânsito nos ambientes externos e alguns espaços internos da emissora. O grupo teve a sorte, inclusive, de estar bem próximo a um cenário externo no momento de uma gravação de cenas para a novela das 21h.
Hospedados no tradicional bairro da Lapa, com vista privilegiada para o cartão postal conhecido como “Arcos da Lapa” (o Aqueduto da Carioca, construído no período do Brasil Colônia e que, desde 1896, serve como via para o bonde elétrico que liga o Centro ao bairro de Santa Teresa), além da visita técnica, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer diferentes pontos turísticos da capital carioca, entre eles: a Escadaria Selarón, o passeio de bondinho pelo Pão de Açúcar, a subida ao Morro do Corcovado para visitação à estátua do Cristo Redentor, o Museu do Amanhã, o Museu Nacional de Belas Artes, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Estádio do Maracanã, o Parque Lage, entre outros pontos, além, é claro, de praias famosas, como Copacabana, Ipanema e Leblon.
A visita técnica aos Estúdios Globo é experiência de aprendizado prático singular, quando futuros profissionais de comunicação podem conhecer de perto a complexa e poderosa estrutura de um dos maiores e mais produtivos grupos de comunicação do mundo. Uma oportunidade de compreenderem um pouco mais sobre as lógicas dos bastidores e da criatividade no desenvolvimento de conteúdo qualificado, que serve de parâmetro de qualidade no segmento audiovisual brasileiro.