Notícia publicada por Assessoria de Comunicação (ASSECOM) em 07/11/2024 em : https://site.ufn.edu.br/
Na última terça-feira, 5 de novembro, o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN) realizou a segunda edição do “Ecos da Publicidade”. Na oportunidade, palestrantes falaram sobre o mercado publicitário em Santa Maria nos anos 80 e 90, por meio de um ciclo de bate-papos. Dentre os convidados, estavam Sergio Garcia, Jaqueline Adams, e Mara Matiuzzi. Nilda Jacks e Joni Noda contribuíram com depoimento gravado.
“Acho que esse resgate histórico, esse olhar para o passado é fundamental, pois nos permite compartilhar e trocar experiências sobre o que foi a Publicidade nos anos 80 e 90. Acredito que esse período foi crucial para a construção da Publicidade que vemos hoje, com o advento de novas mídias e tecnologias”, ponderou Sergio Garcia.
O evento foi marcado por relatos sobre a evolução da Publicidade, desde os anos 80 até hoje, e como as agências precisaram se renovar e moldar as novas tendências do mercado ao longo das últimas décadas.
“Os participantes desta edição possuem uma trajetória marcante, especialmente, por terem fundado agências nos anos 80 e 90, que permanecem ativas até hoje. Este encontro permitiu refletir sobre a Publicidade atual, observar as transformações ocorridas ao longo do tempo e compreender melhor a dinâmica do mercado local”, citou a professora Cristiane Jobim Hollerbach.
Além de documentar a história da Publicidade em formato audiovisual, o projeto também busca proporcionar aos acadêmicos uma oportunidade de dialogar com profissionais que fazem parte do mercado há muitos anos. “É uma alegria ter compartilhado minha trajetória para os acadêmicos. Não estou aqui para apontar um único caminho a seguir, mas para contar a minha história. Espero que, a partir dela, cada estudante possa refletir sobre suas escolhas e encontrar seu próprio caminho na Publicidade”, ressaltou Jaqueline Adams.
Texto e fotos: Miguel Cardoso/Estagiário de Jornalismo