Na manhã da terça-feira, dia 19 de março de 2024, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana receberam 4 egressas do curso para falar sobre suas experiências no “Bate-papo Gurias da PP”, em comemoração ao mês da mulher. Gabrielle Luiza, egressa de 2022, é fotógrafa independente. Deise Ramos, egressa de 2015, conta com dez anos de experiência em marketing digital e foco de atuação em marca pessoal, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo mobile. Gabriella Cargnelutti, a Glu, egressa de 2015, é mãe solo, body piercer e empresária, e criou a primeira clínica especializada em perfuração corporal e piercings de luxo de Santa Maria, além de ter sido eleita em 2023 no “Top 30 Piercer Influencers”. Carol Ferreira, egressa de 2010, é terapeuta Ayurveda e Cíclica, especialista em Ginecologia e é criadora de um portal chamado Gine Cíclica, que ajuda mulheres que buscam reencontrar a autonomia do próprio corpo.
O evento ocorreu no Comlab, após o intervalo e teve início com a fala da professora Pauline sobre o evento, introduzindo logo após as convidadas.
A primeira a se apresentar foi Gabrielle Luiza, que falou sobre seu TFG chamado “Publicitárias e o mercado publicitário: representatividade e as distinções de gênero”, em que ela trouxe dados sobre a representatividade das mulheres na Publicidade e o machismo que ocorre na área. Durante a pesquisa, Gabrielle levantou dados sobre cargos e premiações que as mulheres recebem, quando recebem e mencionou: “Não vou nem falar sobre as considerações finais, porque como vocês puderam perceber, ainda temos muito o que evoluir, o corre é bem maior!” – comentou. Também contou sobre a trajetória profissional, que no início não estava muito claro o que queria fazer, mas após formada foi se encontrando profissionalmente em um negócio com o namorado e o cunhado na área de fotografia, onde participam de eventos como natal em shoppings, tirando fotos das crianças com o Papai Noel.
Logo após, foi a vez de Deise Ramos falar sobre suas experiências no mercado de trabalho ao longo de seus 10 anos de carreira. Ela dividiu com os alunos a história de sua trajetória desde acadêmica e profissional quando realizou o sonho de ter a sua agência, a Guepardo, mas após uma sobrecarga de trabalho e emocional durante a pandemia teve uma virada de chave e agora se realiza ajudando mulheres no marketing digital, voltado para marca pessoal, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo mobile para empreendedoras.
Seguindo, quem falou sobre sua história com a Publicidade foi a Carol Ferreira, que contou um pouco sobre a sua vida e a influência política que sua família exerceu em sua formação como pessoa feminista que é hoje. Academicamente ela relatou que sempre gostou muito da parte de escrita criativa, mas tinha um sonho secreto de se aprofundar na direção de arte, mas tinha muito medo de utilizar o computador, que foi ter contato com um apenas após entrar na faculdade. Hoje ela trabalha há 9 anos em um portal chamado Gine Cíclica, que funciona como um círculo de mulheres que buscam a autonomia de seus corpos. Ela também é muito envolvida com a produção cultural, mas após descobrir um problema de libido, procurou entender e descobriu a Terapia Ayurveda e Cíclica, com o que trabalha hoje, e tem a chance de desenvolver seu lado diretora de arte na divulgação de seu trabalho. “E hoje eu posso dizer que fui forçada a aprender arte, desde o meu trabalho na livraria Athena, e realizei meu sonho de ser diretora de arte.” – relatou.
E, Gabriella Cargnelutti, também egressa de 2015, entrou na faculdade com 17 anos, quando descobriu o grafite, que aproximou ela de uma outra realidade diferente da sua. Após se formar foi embora para Florianópolis, onde teve seu primeiro contato com a perfuração de piercings, que lhe deu uma nova perspectiva. Voltou para Santa Maria e começou a trabalhar em um estúdio e se especializar. Glu ainda contou como o lado publicitário ajudou a divulgar e consolidar seu trabalho. Hoje ela atua como body piercer e empresária, tendo fundado a primeira clínica especializada em perfuração corporal e piercings de luxo de Santa Maria. Também foi eleita no ano de 2023 como Top 30 piercer influencers, ficando em 9º lugar. Além disso, se desdobra entre a carreira e a maternidade solo. Ainda aconselhou os alunos: “comece com o que tu tem que no meio do caminho tu vai evoluindo e vai melhorando, mas comece. E não se compare!”
Após o bate-papo, foi aberto um momento para os alunos perguntarem e tirarem suas dúvidas sobre os temas discutidos, encerrando uma conversa muito produtiva e instrutiva para todos os presentes. Os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda expressaram grande apreço pela oportunidade de interagir com as egressas. No final da manhã, todos os presentes se reuniram na sala para uma foto ao lado das convidadas.
Fique por dentro das novidades do curso de Publicidade e Propaganda através do nosso perfil no Instagram (@pp_ufn)!
Texto produzido por: Gessica Ceretta de Moraes e Patrícia Nicoloso, da turma de Comunicação Integrada de Marketing.