Close this search box.

TUA CONEXÃO TEM CONEXÃO?

Na manhã do dia 11 de março de 2024, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana participaram de uma conversa online com os comunicadores Caroline Ramos, Fernando Ruiz e Marina Fazenda da Agência Massa! (@massacomunica), uma agência de comunicação sediada em Porto Alegre, RS. Ela atua em diferentes áreas da comunicação, tanto online quanto offline. É uma agência parceira de pequenos negócios através de estratégias, conexões e autenticidade.

A agência está há 7 anos no mercado e já entregou mais de 5000 trabalhos. Neste momento, vieram compartilhar conhecimentos sobre um dos objetivos da Comunicação Integrada de Marketing, que é unificar e coordenar todas as formas de comunicação. Com destaque para o fato de que, atualmente, a comunicação ultrapassa as fronteiras físicas, abraçando o mundo online e offline.

Ramos, Ruiz e Fazenda destacaram que desde a atração por cartazes ou disposição de produtos até a interação no ponto de venda (PDV), cada aspecto influencia a percepção do cliente sobre a marca. E que mesmo para lojas exclusivamente digitais, elementos como as embalagens podem desempenhar um papel crucial na experiência do consumidor, transmitindo emoções e contando histórias.

Os profissionais abordaram tendências importantes na comunicação realizada hoje em dia, especialmente: Convergência Digital e Multicanal: Essa tendência envolve a integração de diferentes canais de comunicação para potencializar e unificar métodos diversos de uso de tecnologia; Personalização e Segmentação: Trata-se de uma abordagem mais implícita para obter engajamento, oferecendo conteúdo adequado ao público de interesse e garantindo maior interação por parte dos seguidores; Storytelling Transmídia: Essa linguagem se adapta ao meio em que é apresentada, de forma coerente e envolvente; Colaboração Departamental: Envolve a cooperação com outros departamentos associados à empresa, incluindo o uso de trilha sonora e fotos coesas.; e ainda, Monitoramento e Análise de Dados: Aqui, a agência deve ter cuidado consigo mesma, identificando áreas de melhoria e buscando rotas alternativas para atingir os objetivos propostos.

Um exemplo apresentado foi o caso do Sr. Otelio Drebes, que aos 88 anos escolheu se reinventar e compartilhar sua sabedoria e experiência de vida com os outros. Sua jornada, desde a fundação das Lojas Lebes até sua atual fase como palestrante e músico, demonstra uma capacidade de adaptação e a vontade de fazer a diferença na vida das pessoas. O Sr. Otelio tem a missão de impactar o mundo de forma positiva, e a Agência Massa trabalha para garantir que sua mensagem seja transmitida de maneira envolvente e imersiva. Desde a seleção cuidadosa de músicas para cada palestra até o planejamento dos coffee breaks com comidas adequadas para cada tipo de público e o alinhamento da equipe que irá trabalhar com eles no evento, a Agência Massa cuida de cada detalhe. E vale destacar que no ambiente virtual, essa mesma atenção aos detalhes é preservada, adaptando a linguagem utilizada para cada plataforma de mídia social. Mantendo a essência e o tom autêntico de Otelio, fica garantida uma comunicação consistente e impactante em todos os canais online.

Também foi apresentado o case da Livraria Santos, com o Projeto “Sessões de Autógrafos”. Para este projeto, a agência tem o cuidado com todas as pessoas que participam da divulgação, para que a comunicação de todos os que vão fazer parte do processo de divulgação esteja alinhada e para que não se perca o que é importante.

Construir relacionamentos, impulsionar a integração e alcançar um diferencial competitivo são os três principais pilares da Comunicação Integrada seguidos pela Massa Comunica, e que fortalecem a comunicação com os casos citados acima.

Vale destacar que a Agência Massa!, mesmo cuidando da comunicação de outras empresas, não deixa de olhar para si mesma com muita organização. prova disso é que possui uma parceria com a Lola (@tudo.lola), uma empresa especializada em consultoria para negócios, focada em posicionar e fortalecer marcas. Essa parceria é fundamental para auxiliar nos processos, especialmente na clareza dos objetivos da agência. Com o propósito da agência e a essência da marca bem definidos, há mais segurança para desenvolver o trabalho para os clientes.

Os alunos do Curso de Publicidade e Propaganda curtiram a manhã de trocas com a Agência Massa!. Essa experiência proporcionou um aprendizado valioso sobre a Comunicação Integrada, que se desenrola na prática, no mercado real. A troca de conhecimentos e a imersão nas estratégias da agência contribuíram para ampliar a compreensão dos processos e fortalecer o embasamento teórico dos estudantes.

Fique atento às nossas publicações e acompanhe tudo que a PP Cria, Comunica e Conecta.