A terceira e última manhã (14/09) do 16º Fórum de Comunicação iniciou com a palestra intitulada “O avanço das tecnologias X O encontro das gerações”, ministrada por Antônia Souza, Administradora de Empresas formada pela UFRJ com um histórico sólido no mercado de tecnologia, tendo trabalhado em empresas como Uber, Amazon e Meta, e atualmente COO da startup LUMX Studios.

Antônia conversou com os espectadores sobre as diferenças entre as gerações e o crescimento da internet. Ela destacou as divergências entre as gerações, desde a era da WEB 1.0 (início da internet, sites com imagens estáticas e muito texto), passando pela WEB 2.0 (início dos aplicativos, maior presença dos usuários e produção de conteúdo) até a atual WEB 3.0 (internet mais descentralizada, imersiva e social). Além disso, relatou como as gerações com as quais interagimos diariamente têm hábitos distintos.
Ela conclui sua discussão refletindo sobre como o mercado está apresentando inúmeros desafios, uma vez que é necessário decifrar o comportamento das novas gerações. E enfatizou que a solução reside na comunicação e na compreensão das diferentes gerações, assim como em determinar como desejamos nos comunicar com elas. Além disso, acrescentou que é importante adaptar nossas estratégias de comunicação para melhor atender às necessidades de cada geração.

Logo após a primeira palestra, ocorreu um bate-papo sobre inovação e a WEB 3.0, coordenado pelo Professor Bruno Ribeiro e pela professora Caroline de Franceschi Brum, com a participação de Antônia Souza (já apresentada), Carlos Coletto (egresso da PP e mestrando em Ensino de Humanidade e Linguagens) e Alan Streck (Grupo RBS). Os participantes discutiram as inovações e tendências no mercado de trabalho, destacando a importância de buscar abordagens inovadoras para criar valor. Além disso, abordaram o conceito de metaverso e compartilharam suas opiniões sobre a crença de que as máquinas irão substituir os seres humanos. Eles argumentaram que, na verdade, essas tecnologias estão destinadas a expandir as capacidades humanas e enfatizaram que ainda há um longo caminho de evolução pela frente.
No geral, o bate-papo foi uma oportunidade valiosa para refletir sobre as complexidades do mundo atual e para destacar que, apesar dos desafios, a inovação e o progresso tecnológico prometem uma jornada emocionante e repleta de oportunidades no futuro.Os convidados concordaram que a tecnologia está aí para nos ajudar a ter resultados melhores e que é possível mudar as experiências por meio da tecnologia.

Por fim, a manhã foi encerrada por Alan Streck, Gerente Executivo de Negócios Digitais no Grupo RBS, responsável pelo site de notícias GZH. Em sua fala, Alan comentou sobre o processo de evolução da mídia digital e como o grupo GZH enfrenta os desafios da mídia com a nova realidade digital. Streck também falou sobre o cenário do Rio Grande do Sul, comentando os hábitos de consumo informacional dos gaúchos. Ele aconselhou sobre produzir conteúdo orientado por dados, falando também sobre o aumento da produção de conteúdos multimídia, a fim de atingir melhor o público.

Siga @pp_ufn no Instagram e fique por dentro de tudo que a PP cria, comunica e conecta.
Texto: Alice Melo Xavier e João Pedro Englert da turma de Assessoria Integrada de Comunicação