O segundo dia do 16º Fórum de comunicação iniciou com a palestra “O rádio na palma da mão em alto e bom som” de Fabiano Oliveira, um dos egressos do curso de jornalismo, apresentador e Líder de Produto e Programação da Rádio Atlântida. Oliveira enfatizou a importância do meio, afirmando: “O rádio é aquele que sabe melhor convergir com outros meios.” Ele ilustrou como o rádio continua relevante e eficaz na era digital, se adaptando e integrando harmoniosamente com outras plataformas de comunicação.
Fabiano cativou o público do fórum ao demonstrar como a Rádio Atlântida tem usado com êxito estratégias de convergência de mídia para expandir sua presença. Destacando que o rádio, quando bem utilizado, continua a ser uma ferramenta poderosa e versátil na publicidade, capaz de estabelecer conexões emocionais e narrativas.

Em seguida tivemos o bate papo Os desafios da criatividade com novos formatos de mídia entre Leticia Vianna (Egressa do curso de Publicidade e Propaganda e redatora publicitária), Fabiano oliveira (Rádio Atlântida) e Fabrício Carvalho (redator e embaixador da Rede Globo), mediada pelas professoras Pauline Fraga e Michele Kapp Trevisan. No bate papo eles conversaram sobre os desafios da criatividade com novos formatos de mídia e como isso pode influenciar o mercado publicitário.
No bate-papo, os convidados relataram suas experiências com o mercado, trocando informações sobre questões como os tipos de formatos atuais e quais os benefícios e desafios que se apresentam na hora de criar um conteúdo. Também foi abordada a volatilidade dos formatos nas plataformas, a necessidade de entender bem seu público, encontrando oportunidades de conexão e a busca por referências em mundo cada vez mais movimentado.

A manhã foi encerrada pelo palestrante Fabrício Carvalho, redator e embaixador da Rede Globo. Na palestra intitulada “O processo criativo por trás das promos da Globo” Carvalho abordou os processos operacionais por parte da maior emissora do país na hora de criar materiais que divulguem seus produtos e ao mesmo tempo encantem seus espectadores.
O palestrante trouxe exemplos de cases de sucesso, falando sobre as estratégias na hora de montar um material criativo. Fabrício também enfatizou a necessidade de contar uma boa história, falando sobre a importância de refletir e conhecer o produto do qual se está falando e experimentar formatos, de forma a trazer uma mensagem marcante.
O 16° Fórum ainda não terminou! Siga @pp_ufn e @forumcomunicaufn e fique por dentro de tudo que a PP cria, comunica e conecta.
Texto: Alice Melo Xavier e Raphael Sidrim da turma de Assessoria Integrada de Comunicação