No dia 23 de agosto, a Sala de Exposição IMAS foi palco da cerimônia de abertura da exposição fotográfica “Retratos e Histórias”, que tem como tema os 20 anos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Universidade Franciscana em fotografias.

A responsável pelo evento, Profª Laura Fabrício, explica a importância da exposição para o resgate de memórias dos dois cursos: “A ideia veio de trazer essa memória à tona, porque as pessoas não conhecem os arquivos que têm lá dentro, especialmente os mais novos.”

A exposição faz parte das comemorações dos 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda, que tem ocorrido desde o início do ano. Para Laura, “brindar esses 20 anos é muito importante para a trajetória desses dois cursos. São 20 anos de existência formando profissionais bons e competentes.” A Profª Laura Fabrício também explica por que a exposição veio no momento certo para alimentar esse ano comemorativo: “É uma memória afetiva em um momento importante.”

Com a exposição, alunos, professores, egressos e demais pessoas da comunidade acadêmica puderam relembrar a jornada de indivíduos que passaram pelos cursos, como também aqueles que ainda estão trilhando esse caminho. Géssica Cereta, estudante do 6º semestre de Publicidade e Propaganda, comentou que sua parte favorita da exposição foi revisitar as memórias dos cursos através de fotografias.

Vale destacar que a exposição tem como um dos objetivos impactar a sociedade, mas, especialmente, os alunos. “Impactar exatamente pelos motivos que levaram à exposição, pelo afeto à memória, à construção dessa memória e à importância da nossa trajetória e do que representa formar esses alunos em comunicação”, explica a profª Laura Fabrício, que relata que a exposição traz não somente memórias para os alunos, mas também para os professores, sendo o registro da vida de muitos: “…para que eles sintam ainda mais orgulho do que a gente faz aqui dentro.”

A exposição de fotos permite a expressão de ideias e emoções com fotografias que contam histórias e capturam momentos significativos, compartilhando narrativas e perspectivas. A exposição celebra o passado, alegra o presente e alimenta o futuro.

A exposição ficará aberta ao público até o dia 15 de setembro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. E a entrada é gratuita.

Texto: Raphael Sidrim, Rodrigo Bernardes e Thais Kuster, da turma de Assessoria Integrada de Comunicação 

Leia também