No dia 22 de maio de 2023, os alunos e professores do curso de Publicidade e Propaganda da UFN tiveram uma enriquecedora visita técnica ao Tecnopuc, localizado em Viamão. O objetivo principal do Tecnopuc é promover a integração entre a academia e o setor produtivo, e essa proposta despertou o interesse dos futuros profissionais da área.

O Tecnopuc Viamão é um complexo de indústria criativa que teve seu início em um antigo seminário de educação religiosa. O Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul, conhecido como Tecna, lançado em 2011, é parte integrante desse ambicioso projeto. Em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e a Fundação Cinema do Rio Grande do Sul (Fundacine), o Tecna busca impulsionar o desenvolvimento da produção audiovisual na região.

Após a visita ao Tecnopuc, que foi guiada por Arthur Menezes, a turma seguiu para o Instituto Caldeira, localizado em Porto Alegre. O Instituto Caldeira é um hub de inovação com mais de 22 mil m², cujo objetivo é promover a conexão entre grandes empresas, startups, universidades e o poder público. Essa sinergia entre os diferentes atores cria um movimento transformador que impulsiona o ecossistema de tecnologia e inovação.

Além de conhecer as instalações do Instituto Caldeira, os alunos tiveram a oportunidade de participar de palestras ministradas pela equipe da agência de Publicidade Suno Paim, especializada em estratégias de marketing, e pelos gestores da empresa Lola, reconhecida por sua expertise em rebranding, ou seja, em processos de revitalização de marcas.  

Vale destacar que a Lola foi fundada por Lucas Kehrwald (egresso da PP) e Daniela Pedroso (ex-docente da PP), e a conexão entre a Lola e a UFN é um exemplo concreto da importância da formação acadêmica e do networking na construção de trajetórias profissionais de sucesso. 

Leia também