1º
Primeiros passos
Língua brasileira de sinais
Esta disciplina tem como objetivo apresentar a língua de sinais – LIBRAS – e suas especificidades, reconhecida legalmente como meio de comunicação e expressão das comunidades surdas, ou seja, como língua materna.
Criatividade
Criatividade. Processo criativo. Criatividade e corporalidade.
Design Gráfico
Linguagem visual. Composição do layout. Definição e formatos de imagens digitais. Ferramentas de design gráfico.
Fundamentos de publicidade e propaganda
Publicidade e propaganda. Responsabilidade social da atividade publicitária. Evolução histórica da publicidade e da propaganda. Publicidade e propaganda e os meios de comunicação.
Leitura e produção textual
Desenvolver habilidades linguísticas que levem em conta noções de língua, linguagem e contexto, de organização lógica do pensamento, de multimodalidade e de gêneros textuais. Qualificar os processos de leitura e produção textual, potencializando as habilidades de leitura e escrita dos alunos.
2º
Primeiros passos
Comportamento de Consumo
Consumo e consumidores. Fatores de influência no comportamento do consumidor. Processo de decisão de compra e pesquisa com consumidores.
Cultura Digital
Cultura digital. Dimensão conceitual da cibercultura. Mídia social digital. Gestão da presença nas mídias sociais.
Estética e comunicação
Períodos da história da arte e movimentos artísticos. Estética na arte. A presença da arte na mídia.
O que aprendemos?
A disciplina de Estética e comunicação, tem o intuito de trabalhar as noções de beleza no cotidiano, na mídia e no cinema, redimensionando os padrões estéticos e a discussão sobre o belo e o não belo, visa despertar o senso crítico dos alunos com intervenções em artes, mídia, fotografia e cinema.
Fotografia
Estudar, compreender, praticar, editar e analisar a fotografia básica voltada para o campo digital, como um processo iniciante neste meio de comunicação.
Marketing
Conceito de marketing. Composto de marketing. Planejamento e gestão de marketing. Pesquisa de marketing.
Técnicas de publicidade e propaganda
Estruturas de comunicação. Gestão de contas. Criação. Produção. Mídia.
O que aprendemos?
Na disciplina aprendemos e discutimos as diversas formas e plataformas capazes de contribuir com a publicidade, aliando com a experiência de realizar trabalhos para um cliente real. A disciplina também realiza viagens de estudos e visitas aos fornecedores e agências de publicidade. Além disso, a parte de mídia também é estudada, abrangendo os diversos meios de comunicação, tanto tradicionais quanto digitais.
3º
Criando bases!
Antropologia e Cosmovisão Franciscana
Refletir acerca dos diferentes conceitos e das diversas formas de compreensão e sentido da existência comparados e aliados a uma perspectiva franciscana. Oportunizar ao acadêmico uma reflexão acerca da própria vida e a da dos semelhantes, despertando buscas pela própria identidade mediante o questionamento do mundo, do ser humano em geral, de sua responsabilidade na tarefa da realização pessoal, em constante relação com a dimensão comunitária e social. É a disciplina que procura dar um particular enfoque à identidade da Universidade Franciscana.
Escrita Criativa
Fundamentos da redação publicitária. Criação da redação publicitária.
Fotografia publicitária
Fotografia publicitária: conceitos e formas, funções e referências. Linguagem, técnicas e leitura da fotografia publicitária. A produção na fotografia foto publitária. Edição e manipulação avançada da imagem fotográfica digital.
Linguagem audiovisual
Linguagem audiovisual. Categorias, gêneros e formatos audiovisuais.
Marketing Digital
Conceito de marketing. Composto de marketing. Planejamento e gestão de marketing. Pesquisa de marketing.
Planejamento de Campanha Publicitária
A marca. O que é planejamento publicitário. Plano de comunicação e publicitário.
O que aprendemos?
A disciplina busca desenvolver o processo de planejamento em comunicação, disponibilizando conhecimento teórico e prático para a elaboração de um planejamento de comunicação em todas as suas etapas.
4º
O leiaute e o corte!
Metodologia Científica
Compreender a relação entre ciência, tecnologia e conhecimentos. Estudar o método científico, a pesquisa científica e projeto de pesquisa. Publicações científicas. Entender a utilização da Plataforma Lattes, bases de dados eletrônicos e agências de fomento.
Edição audiovisual
Princípios de montagem e edição. Tipos de montagem. Narrativas no audiovisual.
Gestão de Contas Publicitárias
Profissional gestor de contas publicitárias. Fluxo do trabalho publicitário. Relacionamento anunciante e agência. Técnicas de gestão de contas publicitárias.
Projeto gráfico
Direção de arte na publicidade. Elementos construtivos do layout publicitário.
Roteiro para Audiovisual
Características de formatos audiovisuais. Técnicas de roteirização para audiovisual. Etapas da roteirização para formatos audiovisuais. Roteiros para formatos sonoros.
Teorias da Comunicação
Produção de conhecimento sobre contextos e paradigmas dos estudos em comunicação social. Compreender a sociedade dos meios e processos de midiatização. Explorar perspectivas de análise.
5º
O mundo se move!
Educação e Identidade Cultural
Diversidades socioculturais. Direitos Humanos. Cultura afro-brasileira e indígena. Educação ambiental.
Comunicação Integrada de Marketing
Processos comunicacionais nas organizações. Comunicação Integrada de Marketing. Planejamento e gestão da Comunicação Integrada. Assessoria Integrada de Comunicação.
Fundamentos de Mídia
Conceitos básicos de mídia. Tipos de mídia impressa e eletrônica. Tipos de mídia externa e alternativa. Tipos de mídia Online.
Projeto de extensão em comunicação comunitária
Métodos de comunicação participativa. Elaboração de projeto de extensão em comunicação comunitária.
Assessoria integrada de comunicação
Processos comunicacionais nas organizações. Comunicação integrada de marketing. Planejamento em comunicação. Assessoria de imprensa. Gestão da comunicação.
Técnicas de Produção Audiovisual
Realização audiovisual. Processo de produção de peças audiovisuais.
6º
Produção e muito conteúdo!
Ética e Cidadania
Ética e Dimensões do Agir Humano, Ética e vida política, Bioética e biotecnologia. Mercado, trabalho e dignidade humana.
Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação
Conhecer os métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.
Pesquisa e Planejamento de Mídia
Pesquisa em mídia. Plano de mídia. Compras de mídia. Resultados e aferições de campanhas.
Praticas em Comunicação Comunitária
Projeto de extensão em Comunicação Comunitária. Execução de projetos. Aferição e resultados. Apresentação de projetos.
Produção de Conteúdo Audiovisual
Possibilidades de formatos audiovisuais publicitários. Práticas em produção audiovisual.
Tendencias em Comunicação
Zeitgeist e tendências. Anatomia das tendências. Pesquisa de tendências. Tendências na comunicação.
7º
Projetos para a vida!
Redação Web
Relevância de conteúdos digitais. Planejamento de projeto de conteúdo relevante. Características e inter-relação de conteúdos textuais, visuais e sonoros. Criação de conteúdo em diferentes tipos, formatos para web.
Empreendedorismo em comunicação
Cultura empreendedora. Globalização da comunicação. Projetos de comunicação. Modelos de negócios.
Projeto Experimental
Inovação, criatividade e experimentação. Planejamento do projeto experimental de comunicação. Pesquisa no projeto experimental de comunicação. Execução, veiculação e avaliação do projeto experimental em comunicação.
Trabalho de Conclusão de Curso I
Orientar o planejamento do projeto final de graduação, a partir de métodos, abordagens, tipos e técnicas de pesquisa.
8º
Hora de concluir!
Ética e Legislação Publicitária
Ética, publicidade e sociedade. Instrumentos reguladores e conselhos da atividade publicitária no Brasil. Legislação correlata à atuação publicitária. Aspectos legais incidentes na prática publicitária.
Gestão de Marcas
Branding. Neuromarketing. Códigos Culturais. Experiência de Marca.
Trabalho de Coclusão de Curso II
Orientar, sob o ponto de vista teórico-metodológico, o desenvolvimento e a apresentação do trabalho final de graduação.