Semestre

Primeiros passos

Nesse semestre os acadêmicos vivenciam os fundamentos da Publicidade e Propaganda e despertar do olhar criativo à comunicação.

Língua brasileira de sinais

Esta disciplina tem como objetivo apresentar a língua de sinais – LIBRAS – e suas especificidades, reconhecida legalmente como meio de comunicação e expressão das comunidades surdas, ou seja, como língua materna.

Criatividade

Criatividade. Processo criativo. Criatividade e corporalidade.

Design Gráfico

Linguagem visual. Composição do layout. Definição e formatos de imagens digitais. Ferramentas de design gráfico.

Fundamentos de publicidade e propaganda

Publicidade e propaganda. Responsabilidade social da atividade publicitária. Evolução histórica da publicidade e da propaganda. Publicidade e propaganda e os meios de comunicação.

Leitura e produção textual

Desenvolver habilidades linguísticas que levem em conta noções de língua, linguagem e contexto, de organização lógica do pensamento, de multimodalidade e de gêneros textuais. Qualificar os processos de leitura e produção textual, potencializando as habilidades de leitura e escrita dos alunos.

Semestre

Primeiros passos

Nesse semestre os acadêmicos começam a mergulhar nos conceitos e praticas da comunicação, com um olhar técnico e criativo para a publicidade e propaganda.

Comportamento de Consumo

Consumo e consumidores. Fatores de influência no comportamento do consumidor. Processo de decisão de compra e pesquisa com consumidores.

Cultura Digital

Cultura digital. Dimensão conceitual da cibercultura. Mídia social digital. Gestão da presença nas mídias sociais.

Estética e comunicação

Períodos da história da arte e movimentos artísticos. Estética na arte. A presença da arte na mídia. 

O que aprendemos?

A disciplina de Estética e comunicação, tem o intuito de trabalhar as noções de beleza no cotidiano, na mídia e no cinema, redimensionando os padrões estéticos e a discussão sobre o belo e o não belo, visa despertar o senso crítico dos alunos com intervenções em artes, mídia, fotografia e cinema.

Fotografia

Estudar, compreender, praticar, editar e analisar a fotografia básica voltada para o campo digital, como um processo iniciante neste meio de comunicação.

Marketing

Conceito de marketing. Composto de marketing. Planejamento e gestão de marketing. Pesquisa de marketing.

Técnicas de publicidade e propaganda

Estruturas de comunicação. Gestão de contas. Criação. Produção. Mídia.

O que aprendemos?

Na disciplina aprendemos e discutimos as diversas formas e plataformas capazes de contribuir com a publicidade, aliando com a experiência de realizar trabalhos para um cliente real. A disciplina também realiza viagens de estudos e visitas aos fornecedores e agências de publicidade. Além disso, a parte de mídia também é estudada, abrangendo os diversos meios de comunicação, tanto tradicionais quanto digitais. 

Semestre

Criando bases!

A criação de bases sólidas para os conhecimentos e relações da comunicação para uma produção efetiva.

Antropologia e Cosmovisão Franciscana

Refletir acerca dos diferentes conceitos e das diversas formas de compreensão e sentido da existência comparados e aliados a uma perspectiva franciscana. Oportunizar ao acadêmico uma reflexão acerca da própria vida e a da dos semelhantes, despertando buscas pela própria identidade mediante o questionamento do mundo, do ser humano em geral, de sua responsabilidade na tarefa da realização pessoal, em constante relação com a dimensão comunitária e social. É a disciplina que procura dar um particular enfoque à identidade da Universidade Franciscana.

Escrita Criativa

Fundamentos da redação publicitária. Criação da redação publicitária.

Fotografia publicitária

Fotografia publicitária: conceitos e formas, funções e referências. Linguagem, técnicas e leitura da fotografia publicitária. A produção na fotografia foto publitária. Edição e manipulação avançada da imagem fotográfica digital.

Linguagem audiovisual

Linguagem audiovisual. Categorias, gêneros e formatos audiovisuais.

Marketing Digital

Conceito de marketing. Composto de marketing. Planejamento e gestão de marketing. Pesquisa de marketing.

Planejamento de Campanha Publicitária

A marca. O que é planejamento publicitário. Plano de comunicação e publicitário.

O que aprendemos?

A disciplina busca desenvolver o processo de planejamento em comunicação, disponibilizando conhecimento teórico e prático para a elaboração de um planejamento de comunicação em todas as suas etapas.

Semestre

O leiaute e o corte!

O semestre da pesquisa, das edições, do leiaute gráfico e das mídias. A comunicação planejada para resultados.

Metodologia Científica

Compreender a relação entre ciência, tecnologia e conhecimentos. Estudar o método científico, a pesquisa científica e projeto de pesquisa. Publicações científicas. Entender a utilização da Plataforma Lattes, bases de dados eletrônicos e agências de fomento.

Edição audiovisual

Princípios de montagem e edição. Tipos de montagem. Narrativas no audiovisual.

Gestão de Contas Publicitárias

Profissional gestor de contas publicitárias. Fluxo do  trabalho publicitário. Relacionamento anunciante e agência. Técnicas de gestão de contas publicitárias.

Projeto gráfico

Direção de arte na publicidade. Elementos construtivos do layout publicitário.

Roteiro para Audiovisual

Características de formatos audiovisuais. Técnicas de roteirização para audiovisual. Etapas da  roteirização para formatos audiovisuais. Roteiros para formatos sonoros.

Teorias da Comunicação

Produção de conhecimento sobre contextos e paradigmas dos estudos em comunicação social. Compreender a sociedade dos meios e processos de midiatização. Explorar perspectivas de análise.

Semestre

O mundo se move!

O audiovisual entra em produção, os projetos de assessoria e comunicação comunitária começam a mover o mundo.

Educação e Identidade Cultural

Diversidades socioculturais. Direitos Humanos. Cultura afro-brasileira e indígena. Educação ambiental.

Comunicação Integrada de Marketing

Processos comunicacionais nas organizações. Comunicação Integrada de Marketing. Planejamento e gestão da Comunicação Integrada. Assessoria Integrada de Comunicação.

Fundamentos de Mídia

Conceitos básicos de mídia. Tipos de mídia impressa e eletrônica. Tipos de mídia externa e alternativa. Tipos de mídia Online.

Projeto de extensão em comunicação comunitária

Métodos de comunicação participativa. Elaboração de projeto de extensão em comunicação comunitária.

Assessoria integrada de comunicação

Processos comunicacionais nas organizações. Comunicação integrada de marketing. Planejamento em comunicação. Assessoria de imprensa. Gestão da comunicação.

Técnicas de Produção Audiovisual

Realização audiovisual. Processo de produção de peças audiovisuais.



Semestre

Produção e muito conteúdo!

Um semestre de intensa produção de conteúdo e muita criação, efervescência da comunicação, os projetos vão para o mundo.

Ética e Cidadania

Ética e Dimensões do Agir Humano, Ética e vida política, Bioética e biotecnologia. Mercado, trabalho e dignidade humana.

Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação

Conhecer os métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.

Pesquisa e Planejamento de Mídia

Pesquisa em mídia. Plano de mídia. Compras de mídia. Resultados e aferições de campanhas.

Praticas em Comunicação Comunitária

Projeto de extensão em Comunicação Comunitária. Execução de projetos. Aferição  e resultados. Apresentação de projetos.

Produção de Conteúdo Audiovisual

Possibilidades de formatos audiovisuais publicitários. Práticas em produção audiovisual.

Tendencias em Comunicação

Zeitgeist e tendências. Anatomia das tendências. Pesquisa de tendências. Tendências na comunicação.

Semestre

Projetos para a vida!

O semestre da expansão, hora de colocar na rua os conhecimentos e projetos de comunicação e empreendedorismo. Começa a preparação para o final do curso.

Redação Web

Relevância de conteúdos digitais. Planejamento de projeto de conteúdo relevante. Características e inter-relação de conteúdos textuais, visuais e sonoros. Criação de conteúdo em diferentes tipos, formatos para web.

Empreendedorismo em comunicação

Cultura empreendedora. Globalização da comunicação. Projetos de comunicação. Modelos de negócios.

Projeto Experimental

Inovação, criatividade e experimentação. Planejamento do projeto experimental de comunicação. Pesquisa no projeto experimental de comunicação. Execução, veiculação e avaliação do projeto experimental em comunicação.

Trabalho de Conclusão de Curso I

Orientar o planejamento do projeto final de graduação, a partir de métodos, abordagens, tipos e técnicas de pesquisa.

Semestre

Hora de concluir!

O momento de se estabelecer, concluir os projetos de pesquisas e refinar a conclusão dos conhecimentos.

Ética e Legislação Publicitária

Ética, publicidade e sociedade. Instrumentos reguladores e conselhos da atividade publicitária no Brasil. Legislação correlata à atuação publicitária. Aspectos legais incidentes na prática publicitária.

Gestão de Marcas

Branding. Neuromarketing. Códigos Culturais. Experiência de Marca.

Trabalho de Coclusão de Curso II

Orientar, sob o ponto de vista teórico-metodológico, o desenvolvimento e a apresentação do trabalho final de graduação.