Na manhã do dia 1º de abril, alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola Básica Estadual Cícero Barreto participaram de uma aula especial no curso de Publicidade e Propaganda e vivenciaram, na prática, como é pensar e planejar uma campanha publicitária.
A visita integrou uma atividade da disciplina de Planejamento de Campanha, ministrada pela professora Pauline Neutzling Fraga, e teve como principal objetivo apresentar aos estudantes o funcionamento do curso, suas disciplinas, ferramentas e possibilidades profissionais. A ação também fez parte do projeto desenvolvido na disciplina de Estudos Orientados (EO) do Colégio, que tem como foco a criação de uma campanha de conscientização sobre inclusão de pessoas com deficiências e transtornos do neurodesenvolvimento, como autismo, TDAH e TOD.

Após a exposição inicial da professora Pauline, os alunos foram divididos em três grupos mistos — compostos por estudantes do ensino médio e da graduação em Publicidade e Propaganda — para pensar estrategicamente as ações e materiais que irão desenvolver em suas campanhas. Essa troca permitiu que os alunos do colégio recebessem orientações práticas, criativas e técnicas diretamente dos universitários, favorecendo um ambiente colaborativo. A atividade também contou com a presença e acompanhamento das professoras Vivian dos Reis e Raquel Barbosa, da Escola Cícero Barreto, que contribuíram com reflexões ao longo da experiência.

Encerrada a dinâmica de planejamento, os estudantes realizaram uma visita pelos principais espaços práticos do curso. Eles puderam conhecer os laboratórios onde são realizadas atividades como produção audiovisual, design e planejamento —, além de visitarem a UFN TV, o canal universitário voltado à produção e difusão de conteúdos institucionais e jornalísticos.
O encontro proporcionou troca de experiências e os estudantes do ensino médio foram incentivados a refletir sobre o papel da comunicação na construção de uma sociedade mais empática e acessível. “Tudo que vocês criarem é o reflexo do que vocês são”, destacou a professora Pauline durante a aula — uma frase que marcou o momento e reforçou o poder das ideias e da representatividade na publicidade.
Iniciativas como essa evidenciam a importância da integração entre diferentes níveis de ensino e reforçam o compromisso da UFN com a formação cidadã e inclusiva.



Quer acompanhar mais ações como essa? Siga o perfil @pp_ufn no Instagram e fique por dentro das novidades do curso de Publicidade e Propaganda.
Texto produzido por alunos da turma de Comunicação Integrada de Marketing.