O IV Seminário Internacional de Ensino de Humanidades e Linguagens – SIEHL, evento organizado pelo Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens  da Universidade Franciscana ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2023 e teve como tema central as Aprendizagens Urbanas. O evento contou com uma gama de palestras com professores de diferentes áreas, falando sobre educação infantil, direitos humanos, espaços urbanos e formas de fomentar a educação em diferentes espaços.

Ainda, este evento contou com a apresentação de artigos científicos, nos modos online e presencial, em que alunos, egressos e docentes do curso de Publicidade e Propaganda da UFN tiveram a oportunidade de compartilhar suas pesquisas com a comunidade acadêmica presente. Confira a lista de trabalhos apresentados: 

Alunos

Alice Melo Xavier – Letramento midiático e competências digitais: Explorando a relação entre a alfabetização midiática e a tecnologia. 

Gabriela Glória de Oliveira Gerações Z e Alpha: A ascensão do K-Pop e seu impacto cultural.

Géssica Cereta de Moraes Inteligência artificial no ensino e na comunicação:uma revisão bibliográfica sobre as aplicações e perspectivas.  

Laura Pantoja de Oliveira Produção audiovisual e o comportamento leitor.

Nathália Saidelles Cunha Explorando a expressão crítica e reflexiva: estratégias para as práticas de ensino e aprendizagem.

Rodrigo Bernardes da Rosa Ensino de roteiro para uma websérie: um relato de experiência entre teoria e prática.

Egressos

Carlos Alberto Coletto BürgerMetaverso, estamos eu não? – um debate conceitual dialético

Carlos Henrique da Costa BarretoCriação Publicitária na Era da Inovação: desmistificando Inteligências Artificiais Generativas sob olhar de Educação Midiática

Carlos Henrique da Costa Barreto Memes da Internet: um recurso de ensino e aprendizagem sob ótica da Educação Midiática

Marcelo Schaedler Massario VII Congresso Internacional de Educação Ambiental: uma oportunidade de espaço e voz

Maria Fernanda de Mattos Mautone PedrosoAs estratégias publicitárias utilizadas para a campanha Vacina SIM 

Vitória Karina Rodrigues Pereira Contextualizando a plataformização da/na Publicidade



Docentes

Bruno Cesar RibeiroRedação publicitária para mídias sonoras: processos educomunicativos na graduação. 

Caroline de Franceschi Brum Comunicação publicitária na imprensa feminina brasileira.

O aluno Rodrigo Bernardes da Rosa declarou que “foi uma sensação muito boa principalmente pela troca que se teve na sala com outros acadêmicos sobre os trabalhos desenvolvidos e também apresentar um trabalho que está em desenvolvimento a mais de um ano te deixa mais animado para outros desafios no caminho científico”.

Vale ressaltar que as professoras Taís Steffenello Ghisleni e Graziela Frainer Knoll são docentes tanto do curso de Publicidade e Propaganda quanto no MEHL e orientaram alguns trabalhos apresentados no evento. A pesquisa está presente no cotidiano do curso de Publicidade, centrada no Laboratório de Pesquisa em Comunicação (LAPEC), que também conta com a apresentação semestral das pesquisas em desenvolvimento no curso em seu evento Jornada Acadêmica. 

Acompanhe as novidades de produção científica no curso através dos perfis no Instagram @lapec_ufn e @pp_ufn e fique por dentro de tudo que a PP cria, comunica e conecta.

 

Texto: Alice Melo Xavier, da turma de Assessoria Integrada de Comunicação

Leia também