Os egressos do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana Marcelo Schaedler Massario e Carlos Henrique da Costa Barreto estão dando um passo importante na sua formação. Eles participaram do Laboratório de Pesquisa em Comunicação – LAPEC durante a graduação e agora estão avançando na formação como alunos do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, também na mesma instituição.
Marcelo Massário defendeu sua dissertação que tem como título: “Contribuições Educacionais e Socioculturais do Projeto Pandorga da Lua: um estudo fundamentado na teoria histórico-cultural. A defesa aconteceu no dia 22 de março de 2023 às 14h, na sala 715 do prédio 16, Conjunto III.
Sobre o momento, Marcelo considera que:
“A bolsa de Iniciação Científica é muito importante, pois ela veio em um momento em que eu estava preparando-me para escrever o Trabalho Final de Graduação (TFG) e ainda não possuía o embasamento científico que aquele trabalho iria exigir. Sou extremamente grato aos ensinamentos da professora Taís e pelo aprendizado vivido no Lapec. Acredito que os anos em que passei no Laboratório de Pesquisa em Comunicação (LAPEC) foram enriquecedores para minha formação e culminaram para a minha entrada no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL). Se pudesse dar um conselho, diria aos estudantes que pensam em tornar-se pesquisadores, que um dos caminhos viáveis seria por meio da bolsa de Iniciação Científica. Só tenho a agradecer”.
E a qualificação de Projeto de Carlos Henrique, com o título “Memes & Educação Midiática: as contribuições da leitura e interpretação de discursos nos memes em estratégias de ensino e aprendizagem”, aconteceu no dia 24 de março de 2023, na sala 715 do prédio 16, Conjunto III, às 9h.
Conforme o egresso Carlos,
“A Iniciação Científica durante a Publicidade e Propaganda foi essencial pra mim, primeiro por me colocar em contato com a escrita científica e com as diferentes formas de como se constrói uma pesquisa e um texto acadêmico. Além disso, foi nesse período que também conheci a maioria dos temas (mercado, tecnologia, educação, inovação, etc…) que hoje são as minhas principais áreas de pesquisa no Mestrado, incluindo os memes e as linguagens digitais, meu tema de Dissertação!
A partir dessa experiência dos egressos, vale destacar que a iniciação científica é uma etapa fundamental e uma oportunidade para que os alunos desenvolvam habilidades e competências para a pesquisa científica.
Na área da comunicação, em especial para os publicitários, a iniciação científica pode ser uma ferramenta importante para o desenvolvimento de pesquisas que busquem soluções inovadoras para problemas do mercado, além de contribuir para a formação de profissionais mais críticos e capazes de desenvolver estratégias mais eficientes e embasadas em dados.
A trajetória desses alunos é um exemplo de como a graduação e a pós-graduação podem estar diretamente relacionadas. A iniciação científica é uma etapa que pode servir de trampolim para que os estudantes aprofundem seus conhecimentos e contribuam para essa construção em suas áreas de atuação.
Parabéns aos alunos egressos da Publicidade pela conquista e pelo exemplo de dedicação e comprometimento com a pesquisa científica.